História: Lamborghini



Ferruccio Lamborghini nasceu em Renazzo di Cento, perto de Ferrara, em 28 de abril de 1916. Sua paixão por motores levou-o a estudar engenharia mecânica em Bolonha, depois que, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como mecânico no exército italiano na Central de Veículos da Divisão de Rhodes.

Após seu retorno à Itália com o fim da guerra, Ferruccio começou a comprar excedentes de veículos militares que então convertia em máquinas agrícolas. Apenas três anos após o fim da guerra, a fábrica de tratores Lamborghini foi projetar e construir seus próprios tratores.

É difícil dizer com certeza o que fez Ferruccio voltar sua atenção a partir de máquinas agrícolas para carros esportivos de luxo. Talvez ele estivesse simplesmente atraído pelo sucesso de seu vizinho, Enzo Ferrari. No entanto, reza a lenda que a idéia lhe veio após uma discussão com Enzo Ferrari, quando Ferruccio reclamou do barulho da caixa de câmbio na sua nova Ferrari. Parece que a resposta de Ferrari foi simplesmente: "você fica com os tratores e deixe-me construir carros esportivos".

Curiosamente, é dito que a escolha de um animal e as cores usadas no logotipo (dourado sobre fundo preto, e um touro saltando) são surpreendentemente semelhantes ao logotipo da Ferrari (um cavalo preto sobre um fundo amarelo). Acredita-se que isto não foi acidental por parte da Lamborghini, que teve uma longa (e nem sempre amigável) rivalidade com a Ferrari.

Ferruccio Lamborghini estendeu seus interesses em várias áreas da engenharia, tais como sistemas de aquecimento e ar condicionado e design de helicópteros. Enquanto os primeiros foram extremamente bem sucedidos, e ainda são produzidos até hoje, suas tentativas de fabricar helicópteros eram dificultadas devido ao complexo de controles burocráticos impostos pelo governo. A idéia foi finalmente abandonada. Quando se tornou claro que seu filho, Antonio, não tinha interesse no negócio de automóveis, Ferruccio começou a contemplar a aposentadoria.

Em 1973, Ferruccio vendeu todas as suas empresas, retirou-se para o seu vinhedo, na província de Umbria, Itália e dedicou seus esforços para a produção de vinhos finos. Em sua propriedade, La Florita, uma casa grande rodeada por quadras de tênis, uma piscina olímpica e um museu para abrigar os carros Lamborghini, Ferrucio produziu um vinho tinto chamado Colli del Trasimento, e conhecido por todos como "O sangue dos Miura". Foi aqui onde, aos 77 anos de idade, Ferruccio faleceu em 20 de fevereiro de 1993.

0 Responses