O FEI X-3, conhecido como Lavínia, carro que surpreendeu até o presidente da República na primeira edição do Salão do Automóvel, em 1970, não poderia deixar de ser lembrado como parte importante da história da indústria automobilística durante o 1º Salão da Miniatura, que acontece a partir deste sábado (30) e vai até 4 de novembro, no Road Shopping (rodovia Castello Branco - km 72), em Itu. Além de mostrar história e cultura dos automóveis com mais de 600 miniaturas de carros, trens, navios e aviões, a exposição terá um espaço reservado para os veículos que marcaram história, como o Lavínia, desenvolvido pelo Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos (DEPV) da antiga Faculdade de Engenharia Industrial, marca que hoje incorpora o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Com portas semelhantes às asas de gaivota, que abrem para cima, o FEI X-3 ficou conhecido como Lavínia em homenagem à esposa do prefeito de São Bernardo do Campo Lauro Gomes, que cedeu a área onde foi construído o campus da FEI. Protótipo esportivo, o carro foi projetado para dois ocupantes e, além do design arrojado, chamou atenção pelo freio aerodinâmico que permitia frenagens rápidas, inclusive a grandes velocidades (a máxima prevista era de 240km/h).
O FEI X-3 possui carroceria em chapa de aço e alumínio, freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, rodas 8’’ de largura na frente e 12’’ atrás, de aro 14’’. O carro tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,1 m de altura e 0,18 m de altura livre do solo, além de transmissão de quatro velocidades e dois reservatórios de gasolina com capacidade para 90 litros.
Ficha Tecninca:
Motor: Dodge, 5.2,8 cilindros em V, 16 válvulas (2 por cilindro), carburador de corpo duplo, gasolina
Cilindrada: 5.212 cm³
Potência:220 cv
Potência Específica:42,3 cv/litro
Torque:41,5 kgfm a 2.500 rpm
Fonte: FEI
Com portas semelhantes às asas de gaivota, que abrem para cima, o FEI X-3 ficou conhecido como Lavínia em homenagem à esposa do prefeito de São Bernardo do Campo Lauro Gomes, que cedeu a área onde foi construído o campus da FEI. Protótipo esportivo, o carro foi projetado para dois ocupantes e, além do design arrojado, chamou atenção pelo freio aerodinâmico que permitia frenagens rápidas, inclusive a grandes velocidades (a máxima prevista era de 240km/h).
O FEI X-3 possui carroceria em chapa de aço e alumínio, freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, rodas 8’’ de largura na frente e 12’’ atrás, de aro 14’’. O carro tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,1 m de altura e 0,18 m de altura livre do solo, além de transmissão de quatro velocidades e dois reservatórios de gasolina com capacidade para 90 litros.
Ficha Tecninca:
Motor: Dodge, 5.2,8 cilindros em V, 16 válvulas (2 por cilindro), carburador de corpo duplo, gasolina
Cilindrada: 5.212 cm³
Potência:220 cv
Potência Específica:42,3 cv/litro
Torque:41,5 kgfm a 2.500 rpm
Fonte: FEI